Qual é o Significado da Páscoa para os Adolescentes?

Estamos nos aproximando da Páscoa e vocês, líderes e pais já devem ter planejado como vão celebrar essa importante data para os cristãos com seus adolescentes ou com seus filhos. Mas fico me perguntando se eles entendem o real significado dessa data ou se ele se perdeu em meio a tantas vozes diferentes que escutamos hoje? (Chocolate, coelho da Páscoa, Feriadão, Promoção de Páscoa)

A religião oficial de nosso país é uma religião cristã, mas muitas vezes tenho a triste impressão que a Páscoa se tornou mais um grande feriadão, que esse ano se junta a outro feriado, o de 21 de abril (Dia de Tiradentes). Como estamos celebrando a Páscoa em nossas igrejas e em nossas famílias? Para vocês ela é ou não a data mais importante do calendário cristão?

A Páscoa deveria ser a data mais importante do calendário do cristão, pois é nesta data que relembramos o momento que Deus escolheu para restabelecer o relacionamento conosco para sempre. Foi nessa hora que  Jesus recebeu a punição que deveria ser nossa. Ele tinha que  morrer por pessoas que não entendiam e que até hoje não entendem o que Ele estava fazendo por elas. Ele estava salvando as pessoas que cressem nele da condenação eterna, do afastamento eterno de Deus. Por isso, Jesus morreu pelo peso dos pecados de toda a humanidade, tomou o nosso lugar na cruz e morreu em nosso lugar.

Num tempo onde nossos adolescentes assistem tantas pessoas morrerem por causas em que acreditam, muitas vezes matando outras pessoas com elas, isso poderia até ser algo comum. Mas a grande diferença é que Jesus foi o único que morreu e ressuscitou. Ele ressurgiu dos mortos. Por isso nós celebramos a Páscoa. Ao ressurgir dos mortos, Jesus provou-nos que Ele é o Filho de Deus. E podemos celebrar porque Ele está vivo!

Na Páscoa não celebramos a morte de Jesus, pois isso além de estranho seria mórbido.  Mas celebramos a sua ressurreição, pois se Jesus não tivesse ressuscitado, tudo o que ele fez ou falou em vida não teria nenhum sentido. Nossa fé cristã não teria sentido. Mas como algo tão abstrato pode ser compreendido principalmente pelos mais novos, ou os pré-adolescentes?

Tenho algumas dicas para ajudar nessa tarefa:

  • Esse vídeo abaixo, mostra de uma forma concreta e atual, o que de certa forma aconteceu quando Deus deu seu Filho Jesus para morrer na cruz por nós. Esse clip faz parte de um curta metragem filmado na República Checa em 2004 e vencedor de muitos prêmios. Vocês podem usar os textos de João 19-20 para contar a história da morte e ressurreição de Jesus e utilizar o vídeo para explicar seu significado.
  • O filme A Paixão de Cristo ou algumas cenas dele também podem ser muito interessantes para contar s história da morte e ressurreição de Jesus. Apesar de já ter ouvido de alguns pais que as cenas são muito fortes e intensas, sabemos que o sofrimento de Jesus foi ainda maior e nossos adolescentes infelizmente estão acostumados a assistir cenas muito mais violentas e sem sentido.
  • Um devocional simples e curto para os adolescentes durante a semana que antecede a Páscoa. Esse devocional pode também ser usado pela família toda, principalmente dos pré-adolescentes e para as famílias com filhos mais novos. Durante alguns anos utilizei esse devocional abaixo e estou disponibilizando-o  para que vocês possam utilizá-lo em suas igrejas ou com suas famílias.

DIA

TEXTO

Domingo

Entrada em Jerusalém: Marcos 11:1-10

Segunda

Judas trama contra Jesus: Mateus 26:1-16

Terça

Última ceia: Mateus 26:26-30

Quarta

Jesus no Getsêmani: Mateus 26:36-46Jesus é traído e preso: Lucas 22:47-65

Quinta

Julgado pelos judeus: Mateus 27:11-31Julgado por Pilatos: João 19:1-16

Sexta

Jesus é Crucificado: Mateus 27:32-54Jesus é Enterrado: Mateus 27:57-61

Sábado

A Guarda do Sepulcro: Mateus 27:62-66

Domingo

O Sepulcro Vazio: Mateus 28:1-8Jesus aparece aos Discípulos: Lucas 24:36-48
E por fim, mas o mais importante, ore para que nessa Páscoa seu grupo de adolescentes ou seus filhos possam compreender o real significado dessa data para o cristão. 
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s