É Carnaval no Brasil mais uma vez

Chegou o tão esperado Carnaval no Brasil. Segundo nossa tradição só depois da próxima quarta-feira, dia 9 de março, é que nosso país começa a funcionar. Um grande feriado, a maior festa popular do país, um dos maiores espetáculos do mundo, enfim, chame do que você quiser, o Carnaval brasileiro é tradição, assim como é tradição as igrejas cristãs evangélicas ou não promoverem retiros de Carnaval.

Não vou usar esse espaço para falar sobre o significado do Carnaval, pois há várias boas fontes disponíveis para isso, inclusive na Internet e porque quero refletir e convidá-los a refletir comigo sobre o que isso representa para as novas gerações, as gerações que podem mudar o mundo.

Numa rápida busca no Google sobre Carnaval e adolescentes e jovens, praticamente só encontrei links falando de retiros de Carnaval de norte a sul do país. Como líder dessa faixa etária e mãe acho a iniciativa das nossas igrejas excelente e sempre estive envolvida nesses Acampamentos, como líder, voluntária ou mãe de acampantes. É bom saber que nossos adolescentes e jovens não estão envolvidos com os temidos bailes de Carnaval, blocos, bebedeiras, sexo casual, drogas e outras coisas parecidas que acontecem nesses dias de folia.

Mas, pensando bem… isso tudo só acontece no Carnaval? Infelizmente, não. Talvez o título desse artigo devesse ser: Brasil, o país do Carnaval. Vivemos a cultura do Carnaval nos 365 dias do ano. Basta olhar o nosso dia a dia, as baladas, raves, festas, barzinhos que essa moçada frequenta semanalmente para perceber que vivemos o Carnaval o ano inteiro. Nos 4 dias do Carnaval, tudo fica mais exposto pela grande cobertura da mídia, pelo feriado nacional e pela tradição, mas a cultura do Carnaval permeia nosso dia a dia.

Nossos retiros ou Acampamentos de Carnaval precisam criar bases sólidas nessa geração para que eles possam levar uma vida séria com Deus nos outros 361 dias do ano de Carnaval. Não podemos nos enganar, pois vivemos tempos como os que viviam os cristãos de Corinto. Os capítulos 6 e 7 da carta de Paulo aos Coríntios não poderiam ser mais atuais. Os programas de TV como as novelas e reality shows do tipo BBB não nos deixam esquecer disso, mas esse já é um assunto para outro post, não é?

Portanto, líderes de ministérios e pais de adolescentes e jovens: o Carnaval 2011 está apenas começando para nós e vai durar 1 ano. Preparem-se com muito joelho no chão, amor e a Palavra de Deus.

Anúncios

Uma resposta em “É Carnaval no Brasil mais uma vez

  1. É Ana! Além da coisa toda ficar mais visível no Carnaval por causa da mídia e etc, parece que a permissão é maior também. Você ir pra uma balada, semi-nua, encher a cara e ficar com vários parece ser de baixo nível em outra época do ano. No carnaval, para a maioria, isso é comum! Absolutamente compreensível. E talvez até seja estranho você não o fazer….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s