Presente de Natal: A História do Natal para Adolescentes

Durante alguns anos, quando chegava essa época do Natal, meus pré-adolescentes e adolescentes chegavam para mim e diziam coisas como:

  • “Você não vai falar do Natal de novo, vai?”
  • “Fala sério, a gente tá cansado de ouvir a história doi nascimento de Jesus…”
  • “Cê tá zoando, né? Vai falar do verdadeiro sentido do Natal? A gente já ouviu isso o ano passado?”
  • “Por que a gente tem que ouvir sobre o Natal aqui no EPA e no EX se já vai ter a apresentação de Natal e o culto de Natal da igreja?”

Se os seus adolescentes são como os meus, você já deve ter ouvido algo parecido e pode estar enfrentando novamente o desafio de falar sobre o Natal para eles sem que eles olhem para você com aquela cara de “já sei tudo isso” ou “lá vem aquela história de Natal novamente”. Foi por isso que desenvolvi algumas formas alternativas de falar sobre o Natal para eles como por exemplo, um Quiz de Natal com perguntas sobre o verdadeiro Natal que eles acham que sabem, mas não sabem. Por exemplo, a maioria deles infuenciada pela tradição dos presépios, acha que os Reis Magos eram realmente 3 e estavam presentes na noite do nascimento de Jesus junto com os pastores. Com detalhes assim, acabava mostrando a eles que a Bíblia tem sempre algo a nos ensinar, mesmo em histórias tão conhecidas como a do Natal.

Mas nesse Natal de 2011, resolvi dar de presente para vocês, um material, uma lição, pregação ou ensino inteiro que criei e usei com meus pré-adolescentes e adolescentes no Natal. Na verdade usei esse mesmo Ensino com práticamente 2 gerações, em 2006 e em 2009 com as devidas adaptações e alcancei os resultados que esperava. O nome é “O Primeiro Natal” e o objetivo é mostrar que no primeiro Natal Deus nos deu o maior presente, o nascimento de Jesus, Filho de Deus e nosso Salvador.

Também foi um presente, uma benção para Maria e José serem os pais terrenos de Jesus, mas aceitar esse presente foi uma decisão que eles tiveram que tomar e que exigiu deles abrir mão de algumas coisas. Com certeza essas coisas eram muito menos importantes do que “receber” Jesus, mas muitas vezes nos apegamos à essas pequenas coisas e deixamos Jesus em segundo plano, encontrando desculpas para adiar ou até não assumir um compromisso com Jesus. Mas Maria e José entenderam o que era mais importante e aceitaram o presente. Eles disseram SIM para Jesus. E os nossos adolescentes? Qual é a resposta que eles tem dado para Jesus?

Vamos ao que interessa, que é o meu presente para vocês. Para fazer o download do arquivo é só clicar aqui .

Tenho 2 pedidos para vocês. Se você baixar esse arquivo, gostaria que você mandasse em COMENTÁRIOS, alguns dados:

NOME (completo):

EMAIL DE CONTATO:

BLOG ou SITE (se tiver): 

IGREJA ou INSTITUIÇÃO onde atua: 

CARGO QUE OCUPA NA IGREJA:

COMENTÁRIOS: principalmente se você utilizou o material.

Num mundo com tantas mensagens erradas sobre o Natal é extremamente importante que alcancemos essa Nova Geração com a verdadeira história do Natal:

“Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:11

Prontos para mais esse desafio? O ano pode estar acabando, mas nossa missão não. Até o final do ano tem mais posts para vocês. Aguardem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s