Será que Papai Noel vai finalmente acabar com o Natal?

No último sábado dia 10/12 o jornal O Estado de São Paulo publicou um ótimo texto de Dom Odilo P. Scherer, Cardeal Arcepisbo de São Paulo, que nos leva à uma boa reflexão. No texto “O Menino, o rei e o bom velhinho” ele faz a pergunta: “Será que o “bom velhinho” – Hô! Hô! Hô! -, na sua pachorra, vai conseguindo o que Herodes não conseguiu com sua ira: eliminar o menino da cena?”

Como é que as Novas Gerações estão celebrando o Natal? O que realmente importa para elas? E nós, líderes, pais, pastores? Qual é o nosso papel nisso tudo? Não estou, como alguns cristãos, propondo uma caça ao Papai Noel ou sua queima em praça pública. Nem sou contra outros símbolos natalinos já incorporados em nossa cultura. Trata-se de uma questão de valorizar o que realmente precisa ser valorizado.

Na última sexta-feira dia 09/12 também recebi de um conhecido de meu marido um e-mail. O senhor que enviou o email é um indiano cristão, que mora na India e nos mandou como mensagem de Natal o link para um vídeo. O vídeo é de uma canção e está no Youtube. O link conta a história de como a canção “Where is the line to see Jesus” foi composta.

A história é a seguinte:

Enquanto Becky passeva no shopping há alguns anos atrás, com seu sobrinho Spencer, que na época tinha apenas 4 anos, eles viram  as crianças fazendo fila para ver Papai Noel.Como Spencer havia aprendido o Natal é o a festa em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus, ele perguntou a sua mãe que estava com eles, “onde está a fila para ver Jesus”?  A Irmã de Becky comentou isso com seu pai, Steve Haupt, que imediatamente se inspirou e anotou algumas palavras para compor uma música em apenas alguns minutos. Depois de colocar a música às palavras, e fazer uma gravação caseira rápida, ele recebeu uma resposta positiva de seus amigos que ouviram a canção. Seu pai perguntou se Becky queria gravar a música para ver o que poderia acontecer com a canção. Becky escutou a música, fez algumas mudanças e se dirigiu para  a Shock City Studios.

Foi no estúdio que Chris Loesch, proprietário e produtor, reescreveu o verso 2 e parte do coro, com mais  emoção. Todos eles sentiram como se tivessem algo especial e gravaram a canção demo em pouco menos de duas horas. Duas semanas antes do Natal do ano retrasado, os primos de Becky decidiram fazer um vídeo rápido para colocar no YouTube. O primeiro dia teve 3.000 acessos e no final chegou a 1milhão de acessos! Becky recebeu e-mails, telefonemas, mensagens do Facebook de pessoas de todo o mundo pedindo a música, CDs, iTunes, uma versão completa, qualquer coisa … mas eles não tinham nada.
Depois dessa resposta surpreendente eles tiveram mais alguns encontros com Chris e a coisa ficou séria. Eles voltaram ao estúdio na primavera seguinte … desta vez com guitarras, bateria, baixo, pianos, coros … tudo prá valer. E o resultado está nesse clip abaixo. Um trabalho de muitos cristãos que  lembra o verdadeiro significado do Natal. 

Da boca de crianças vêm verdades profundas que muitos adultos não conseguem entender. A esperança dos autores da música é que a observação de Spencer fará com que pessoas de todo mundo possam refletir sobre o amor de Jesus, e saber que um dia todos nós vamos ficar na fila para vê-Lo. Becky é muito grata ao Pai Celestial por ter esta oportunidade de compartilhar sua música com tantas pessoas. 

O vídeo original em inglês atingiu mais de 3 milhões de acessos! Abaixo está o vídeo com legendas em português e vocês podem compartilhar o link do Youtube com seus adolescentes. Pode não ser um hit da MTV, mas é uma canção atual com uma mensagem muito importante para o Natal.

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:14

Anúncios

4 respostas em “Será que Papai Noel vai finalmente acabar com o Natal?

  1. O “bom velhinho” terá que existir sempre, pois ele nos alegra e complementa o verdadeiro natal, já que somos seres tangíveis. Quanto ao verdadeiro sentido de natal, o nascimento de Cristo, cabe aos líderes das igrejas conduzirem o assunto dentro do que ensina a Bíblia e aos pais “ensinarem os filhos nos caminhos que devem andar”. De qualquer forma, respondendo a pergunta: não, não haverá Erodes que apague o MENINO, pois Ele cresceu, viveu entre nós, morreu e ressuscitou. Grande abraço e Feliz Natal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s