Simply Youth Ministry Conference 2012 (Dia 1)

Bem Vindos a SYMC 2012

Bem Vindos a SYMC 2012

A Conferência aconteceu nos dias 2,3,4 e 5 de março deste ano em Louisville, KY e pela quarta vez eu tive o privilégio de participar desse evento incrível. Diferente do que aconteceu no ano passado, quando consegui postar direto da Conferência, esse ano só estou postando depois de voltar ao Brasil e de me recuperar de um voo perdido e uma sinusite horrível. Não tinha uma boa conexão de Internet no hotel da Conferência, que oferecia o serviço gratuitamente e resolvi mergulhar de cabeça no tema da SYMC desse ano que era BREATH (Respire). Então durante os intensos 4 dias da Conferência e nos 10 dias seguintes, respirei e tomei fôlego para recomeçar minha jornada aqui no Brasil.

Mas nunca é tarde para dar as boas vindas à vocês à SYMC 2012, assim como eu fiz no dia 29 de fevereiro durante o período da tarde no Aeroporto Internacional de Louisville no Kentucky. Desde março de 2010, faço parte de uma equipe de voluntários que ajudam a planejar a Conferência e trabalham antes, durante e depois da Conferência. E esse ano meu trabalho era recepcionar as pessoas no aeroporto e foi muito divertido ver os líderes e pastores de adolescentes americanos sendo recepcionados por alguém do Brasil!

Na noite do dia 29 de fevereiro foi o momento de rever meus amigos, fazer novos amigos, colocar a conversar em dia e também descansar, pois havia chegado na manhã do mesmo dia depois de 14 horas de viagem. O dia seguinte iria começar cedo para mim, com a pré-conferência de um dia todo com Duffy Robbins sobre “Ensinando a Bíblia para os Adolescentes: Fazendo as Verdades Bíblicas Tomarem Vida” e depois a esperada abertura oficial da Conferência à noite com Francis Chan.

Na sua pré-conferência “Ensinando a Bíblia para os Adolescentes: Fazendo as Verdades Bíblicas Tomarem Vida”, Duffy Robbins nos desafiou a usar nossa criatividade para ensinar e partiu do princípio de que todos somos criativos, pois fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Ele nos lembrou que usar a criatividade também é pesquisar sobre recursos que já foram usados e que estão dando certo e conhecer a linguagem que funciona para os adolescentes. Resumindo, ele nos deu alguns princípios básicos:

  1. Você não pode ensinar o que não sabe e o que não vive.
  2. Você pode levar um cavalo até a água, mas não pode força-lo a beber. (Como vamos fazer nossos “cavalos” ficarem com sede?)
  3. Você não pode aprender o que não entende.  (Para muitos adolescentes a Bíblia é grego. Como explicar a linguagem bíblica?)
  4. Você não pode entender o que nunca ouviu antes. (Princípios bíblicos básicos)
  5. Nós aprendemos melhor o que aprendemos por nós mesmos.
  6. Nós aprendemos melhor o que podemos aplicar na prática.

Já deu para perceber que sou fã desse grande professor, palestrante e autor, não é? Comprei o seu livro mais recente “Building A Youth Ministry that Builds Disciples: A Small Book About a Big Idea”, mas o livro dele que mais gosto é “Speaking to Teenagers: How to Think About, Create, and Deliver Effective Messages”. Infelizmente nenhum dos dois títulos foi publicado em português ainda, mas fica aí a dica de exigência do mercado consumidor (nós) para as editoras cristãs brasileiras.

E finalmente tivemos a grande abertura oficial da SYMC a noite com a presença dos Skit Guys, uma dupla incrível de comediantes cristãos que levam Deus a sério, mas que fazem você rolar de rir. Quem sabe esse também não é um incentivo para alguns talentos que temos em nossas igrejas? Se você entende um pouco de inglês pode conferir o talento desses caras aqui.

Depois de um momento emocionante de louvor ouvimos Francis Chan, que já teve alguns de seus livros publicados em português. Ele falou sobre a importância do discipulado no Ministério de Adolescentes e como isso teve um grande impacto na sua vida. O pastor dele quando ele era um adolescente, investiu muito na vida dele e de outros adolescentes, mas como esse tipo de trabalho não era considerado importante pela igreja local, o pastor acabou demitido. Mas Francis acredita que discipulado é um ponto crucial no ministério e tem investido seu tempo nisso.

Ele também nos lembrou de que se todos nós ali reunidos, cerca de 3000 líderes de adolescentes e ele, morressemos naquele momento o Reino de Deus estaria bem, pois é Deus quem controla nossos ministérios e não nós. Muitas vezes nós nos damos mais importância do que realmente temos, principalmente quando se trata dos “nossos” ministérios e esquecemos que Deus é o Senhor de todos eles e que temos o privilégio de sermos usados por ele na vida dos adolescentes.

Versículo do dia: “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus!” Salmos 46:10

Muita coisa para pensar? E esse foi só o primeiro dia. Amanhã tem mais, mas segue um clip com os melhores momentos da Conferência.

Anúncios

Uma resposta em “Simply Youth Ministry Conference 2012 (Dia 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s