Flautista Ou Profeta: Qual É O Seu Chamado?

Flautista de Hamelin

Você ja ouviu ou leu a estória do Flautista de Hamelin? Lenda ou verdade, essa estória teve origem na idade média e chegou até nós através de um dos contos dos irmãos Grimm. Mas você deve estar se perguntando: o que essa estória tem a ver com o Ministério de Adolescentes? E eu respondo: tudo. Ou você nunca se imaginou com uma flauta que ao menor toque capturasse a total atenção do seu grupo de adolescentes, mesmo que eles fossem 130 adolescentes? Imagine se você tivesse o poder de fazer com que eles obedecessem cada comando seu apenas com a melodia de uma flauta. Parece tentador, além de divertido. Claro que não usaríamos a flauta para sumir com os adolescentes para sempre como fez o Flautista de Hamelin, (embora isso pudesse agradar algumas lideranças de certas igrejas em lugares distantes).

Nós iríamos atrair esses adolescentes para nós e é aí que mora o grande perigo do Ministério com Adolescentes. Como, geralmente, nós que temos o chamado para esse ministério somos apaixonados, nos entregamos totalmente, somos idealistas e sonhadores, podemos facilmente cair na armadilha de pensarmos que temos o que essa garotada realmente precisa e que somos pessoalmente responsáveis por salvá-los e deixamos Deus de lado. Parece loucura ou algo impossível de acontecer, mas isso é muito mais comum do imaginamos e quando isso acontece, quando nos tornamos Flautistas, o peso do Ministério nos consome rapidamente e desistimos.

Profeta João Batista

Nós definitivamente não somos a Luz de que eles precisam, mas somos aqueles que precisam mostrar para eles onde está a Luz que eles tanto precisam. Nosso chamado é para sermos Profetas e não Flautistas. E por tudo o que sabemos sobre os profetas das Escrituras, ser profeta não é nada fácil. O profeta anuncia, testemunha e guia. Ele vai falar a verdade e apontar para Aquele que está muito além dele. Enquanto o Flautista encanta, o Profeta cutuca e incomoda. Daí o perigo de cairmos na armadilha de nos tornarmos Flautistas.

E só para ajudar, o nosso modelo bíblico de Profeta deve ser João Batista, aquele que comia gafanhoto e mel e vivia no deserto. E a Bíblia nos diz que João pregava o arrependimento para as pessoas. A verdade é que temos que mostrar aos adolescentes o que está errado, o que está ruim, o que está na escuridão e precisa da Luz. E precisamos fazer isso com amor e dando-lhes esperança de que em Cristo tudo é possível. Resumindo, precisamos levá-los ao arrependimento, ao sentimento de que precisam dessa Luz que só Jesus pode lhes dar para que haja transformação de vida. Se vocês ainda tem alguma dúvida de que é essa nossa missão vejam o que João fala em Lucas 3:3-6 

3Ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.
4Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele.
5Todo vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradas tortuosas serão endireitadas e os caminhos acidentados, aplanados.
6E toda a humanidade verá a salvação de Deus’”.

Sei que esse texto é para todos nós, mas ao lê-lo não posso deixar de pensar que não conheço nenhuma outra fase da vida com tantos vales, montanhas, colinas e estradas tortuosas como a adolescência.

Então, você é Flautista ou Profeta?

Esse texto foi baseado no Chapter 14: Theological Framework for Youth Ministry: Repetence by Robin Maas do Livro STARTING RIGHT: Thinking theologically about youth ministry 

Anúncios

2 respostas em “Flautista Ou Profeta: Qual É O Seu Chamado?

  1. Amem…Amem…Amem…Que o Eterno nos coloque em nossos corações o desejo de ensinar e levar a Mensagem de forma contextualizada e atraente aos nossos queridos adolescentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s