Crepúsculo, a Saga Acabou! E…

A Saga Twilight Amanhecer Parte 2

Sim, finalmente a Saga Crepúsculo chegou ao final com “Amanhecer – Parte 2”. Não, eu não sou fã da série e não estava esperando desesperadamente pelo último filme. Então você pode se perguntar: “Por que você foi assistir?” Primeiro porque sei que é algo que faz parte da cultura pré-adolescente e adolescente e por isso assisti a todos os filmes da série…( O que não fazemos pelo ministério, não é?) E segundo porque finalmente o filme passou no clube do qual sou sócia e não precisava pagar o ingresso.

Mas a grande pergunta que sempre me fiz ao longo de toda a série e também durante esse último filme (além da clássica pergunta: O que estou fazendo aqui assistindo esse filme?) é: O que nessa estória atrai tanto os adolescentes, principalmente as garotas?

Ao contrário de muitos líderes cristãos, não creio que o ocultismo ou o vampirismo sejam a grande atração para os adolescentes e nem que esses fatores possam motivá-los a buscar essas coisas. Entretanto tenho várias outras hipóteses sobre o que torna a Saga tão sedutora:

  1. Romance de um amor impossível ou proibido.  Um vampiro, ser imortal e
    Bella e Edward

    Bella e Edward

    inimigo dos humanos que se apaixona por uma inocente garota humana e é correspondido, mas ambos sabem da impossibilidade desse amor se concretizar. Quer algo mais atraente do que isso para uma adolescente? E a estória vai nos mostrar que eles vão lutar contra tudo e todos, muitas vezes arriscando a própria vida ou existência para ficarem juntos. E até quando finalmente conseguem ficar juntos e ter uma filha, ainda correm riscos e tem que lutar até os últimos minutos.

  2. Beleza, riqueza e poder.  Os vampiros são belos (há controvérsias), jovens, temvampiros-3 um físico perfeito, vestem-se com as melhores roupas, moram na melhor casa, dirigem os melhores carros, viajam e por aí vai a vida de luxo desses seres. São extremamente poderosos, com uma força descomunal, poderes especiais, não se cansam nunca e não trabalham!
  3. Violência. Todos os filmes apresentam cenas de luta e violência, com direito a várias cabeças decepadas e corpos em chamas nesse último filme.

O que mais um adolescente pode querer? E Bella é totalmente seduzida por tudo isso, ainda mais quando compara sua disfuncional família humana, que tem um pai trabalhador humilde, separado da sua mãe, que parece não estar nem um pouco preocupada com a filha, e que tem que criar sua filha sozinho. Enquanto na “família” de Edward, o vampiro, tudo parece ser perfeito, desde a harmonia entre os “pais” até a vida em comunidade da família. Além do apoio que a família vampira dá para o romance dos dois.

Então nesse último filme, Bella realiza seu grande sonho e se torna uma vampira, com super poderes, uma filha que cresce rapidamente e parece não dar trabalho nenhum, uma nova casa que é um verdadeiro sonho, um corpo perfeito, que não adoece, não se cansa, não tem fome e a perspectiva de viver eternamente ao lado de seu grande amor. Perfeito, mesmo que isso tenha lhe custado a própria vida! E é aí que os problemas com a Saga Crepúsculo começam:

  1. Atração pela morte. A própria Bella diz que sua existência humana terminou, mas Bella morrendoque ela nunca se sentiu tão viva assim. Nem a possibilidade de nunca mais ver seu pai, mãe ou amigos parece abalar a jovem. Tornar-se uma vampira através da morte lhe trouxe mais alegrias do que tristezas. Essa ideia absurda é terrivelmente perigosa quando exposta dessa maneira para um público adolescente.
  2. A  sua felicidade está totalmente na dependência do outro.  A vida toda da Bella gira em torno do Edward e sua realização e felicidade são totalmente dependentes dele. Ela abdica do relacionamento com seus pais, amigos, uma profissão e até da própria vida para ficar com ele. Sem exagerar, Edward é o deus da vida dela. Outra ideia muito perigosa para a mente dos adolescentes.
  3. Falta de um objetivo concreto de vida. Nenhum deles tem qualquer outro objetivo a não ser o de ficar juntos pela eternidade. Estudo? Trabalho? Ações sociais? Nada disso. Viver um grande amor impossível lhes basta. Numa época em que nossos adolescentes estão tão inseguros quanto às suas escolhas para o futuro, essa também é uma ideia nociva para eles.

Poderia desenvolver outros pensamentos além desse, como a questão da sexualidade, mas deixo isso para vocês. A Saga acabou, as ideias e pensamentos atraentes para nossos adolescentes ficarão e é com eles que temos que lidar. Como já escrevi em outros post, creio que Deus permite que esses movimentos aconteçam na cultura adolescente para nos dar a oportunidade de usá-los em favor do Evangelho, como Paulo fez em Atenas e com a culto aos inúmeros deuses dos gregos em Atos 17:16-34.

Aproveite a onda da Saga Crepúsculo e crie conversas sobre esses temas com seus adolescentes. A Internet oferece algumas sugestões, como essa crítica da Christianity Today ou esse artigo de Beth Felker Jones, autora do livro “Touched by a Vampire“, que oferece o download gratuito de um guia de discussão sobre a série.

Nossa missão é contribuir para que nossos adolescentes entendam em suas mentes e corações o que Paulo diz em Filipenses:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” 
Filipenses 4:8 

Anúncios

Uma resposta em “Crepúsculo, a Saga Acabou! E…

  1. pois eu amo “a saga crepúsculo” pena que já acabou ,eu queria que tivesse até amanhecer parte 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s