Planejar e Organizar: Difícil, mas Importante

Quando se fala de organizar e planejar, geralmente os líderes de Ministério de Adolescentes querem sair correndo. E não querem correr para planejar, mas correm para o lado oposto. E tenho que confessar que essa é a parte mais maçante do ministério, mas a experiência me mostrou o quanto isso é importante.

Por isso resolvi compartilhar com vocês o que li num post do blog do meu amigo Josh Griffin, MORE THAN DODGEBALL. Esse post fala de forma bem resumida e clara sobre a importância do planejamento e organização no Ministério de Adolescentes e foi escrito por   Jeremy Edgar, um pastor de adolescentes do Canadá.

Geralmente pastores e líderes de adolescentes são pessoas muito criativas, cheias de ideias, que gostam de estar no meio da galera, mas que tem dificuldade de planejar e organizar. Para mostrar a importância disso, Jeremy nos dá de cara exemplos bíblicos de organização e planejamento. Ele fala de José e seu planejamento no Egito para que a nação viesse a se tornar a nação mais poderosa daquele tempo. Também nos lembra de Neemias e do seu planejamento para a reconstrução dos muros de Jerusalém. E conclui falando de Paulo que planejou e plantou igrejas em regiões estratégicas para a expansão do Cristianismo.

Quando conseguimos planejar e organizar, damos mais segurança para a nossa equipe, para os nossos voluntários e principalmente para os adolescentes. O trabalho flui muito melhor e podemos lidar mais facilmente com obstáculos e problemas. A função do líder é conduzir o ministério por um caminho certo e seguro. Claro que temos que estar debaixo da dependência de Deus o tempo todo, mas Deus também se agrada de coisas planejadas e organizadas.

Jeremy nos deixa algumas perguntas que nos ajudam muito a organizar nosso ministério:

  • Você planeja seu calendário de eventos com pelo menos 3 meses de antecedência?
  • Seus voluntários tem uma descrição clara do trabalho de cada um dentro do ministério?
  • Você já tem a definição de missão, visão e valores para o ministério?
  • Você controla a frequência dos pré-adolescentes ou adolescentes?
  • Você tem o contato dos pais ou um meio de se comunicar facilmente com eles?
  • Você sabe exatamente qual é o seu orçamento, como você tem gastado seus recursos e quanto você tem gastado? (Sei que alguns líderes podem ter alguma dificuldade com a palavra “orçamento” e seu real significado…)
  • Você tem metas ou objetivos estabelecidos? (Só saberemos se estamos no caminho certo se tivermos metas.)
  • Você tem um currículo de Ensino Bíblico para saber se está ensinando para eles tudo o que precisam saber sobre a Palavra de Deus? (Atos 20:27)

O ano está apenas começando e esse é um bom momento para fazer o seu planejamento, se você ainda não o fez. Sei que é uma tarefa difícil e que não é das mais agradáveis. Mas se você encarar o desafio, logo vai desfrutar dos benefícios de planejar e organizar. E com certeza seu trabalho esse ano será muito mais fácil e você vai evitar o estresse de viver apagando incêndios.

Que Deus lhe dê sabedoria e muito ânimo para conduzir o seu ministério em 2013!

Anúncios

Uma resposta em “Planejar e Organizar: Difícil, mas Importante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s