O Que Estamos Ensinando Para os Adolescentes na Igreja?

Você já se fez essa pergunta? Talvez você se faça essa pergunta toda semana e ainda não conseguiu fazer um planejamento de Ensino para seus adolescentes. Ou talvez você esteja tentando ensinar a Bíblia toda de formas criativas e inovadoras e tem lutado com isso. Minha intenção nesse post não é responder de forma exaustiva essa perguntar, mas ajudar todos nós que trabalhamos com pré-adolescentes e adolescentes a pensar sobre isso.

Ano passado, tive o privilégio de ter aulas e conhecer o trabalho do Professor Scott Cormode, PhD pela Yale University, Professor do Fuller Theological Seminary e pastor presbiteriano. E Scott fala muito sobre isso porque nos ajuda a pensar sobre como ajudar pessoas que precisam fazer mudanças de vidas a mudarem, levando em consideração que essas pessoas não querem mudar. Também fala muito de como ajudar as pessoas as fazerem uma interpretação teológica e espiritual das coisas que mais importam em suas vidas. Não sei o que vocês pensam, mas acho que todos nós nos enquadramos de uma maneira ou outra nessa descrição, entretanto os adolescentes se encaixam perfeitamente nisso.

Então eu pergunto:

  • Será que estamos falando com os adolescentes na igreja sobre as coisas que são mais importantes nas vidas deles? 
  • Estamos ajudando os adolescentes a fazerem uma interpretação teológica e espiritual do que mais importa em suas vidas? Estamos fazendo essa ligação da Bíblia com suas vidas para que eles possam encontrar a verdeira esperança na Palavra de Deus?
  • Ou será que temos nossa própria agenda para cumprir e que é baseada no que pensamos ser mais importante eles saberem, mas que não tem ligação alguma com suas vidas?

Scott nos lembrou que o trabalho de Jesus foi e é nos reconciliar com Deus e como seus seguidores esse deveria ser o nosso trabalho junto aos adolescentes. Os adolescentes cristãos de hoje vivem num mundo extremamente hostil ao cristianismo e além do turbilhão de emoções, das desestruturação familiar que muitos deles passam, ainda tem que lidar com uma realidade que está em constante mudança. Eles podem se sentir abandonados e feridos pelos adultos e por Deus. Eles sabem que se eles forem realmente honestos sobre seus sentimentos, muitos adultos dentro da igreja não os compreenderão e nem os acolherão. E quase que instantaneamente, começam a pensar a mesma coisa sobre Deus, ou seja, Deus não compreenderá meus sentimentos, irá me considerar um ingrato, um rebelde, um adolescente que só reclama.

É nossa função ensinar aos adolescentes que Deus vai acolher e compreender a honestidade deles, como acolheu e compreendeu e acolheu a honestidade do salmista nos diversos Salmos de lamento. Só para exemplificar podemos mostrar aos adolescentes os Salmo 22 e Salmo 88.

Não vou dar a famosa “receita de bolo” e nem uma agenda pronta do que você deve ensinar aos adolescentes da sua igreja. Quero encorajar você a descobrir o que você deve ensinar para eles fazendo a sua lição de casa, que é:

  • Conheça o mundo, a cultura em que seus adolescentes vivem.
  • Conheça seus adolescentes. Conheça suas lutas, seus desafios, suas dificuldades, sempre mostrando para eles que Deus compreende e acolhe todos esse sentimentos.
  • À partir disso, crie a sua própria agenda de ensino, aquela que atenda as reais necessidades de seus adolescentes e que mostre à eles que a Bíblia faz sentido na vida deles no dia a dia.
  • Esteja atento para as mudanças que podem ocorrer nessas necessidades e aproveite cada oportunidade que surgir para ensiná-los através da Bíblia.

Lembre-se que acima de tudo, o que ensinamos para os adolescentes na igreja tem o objetivo de trazer transformação de vida e esperança.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s