Que Evangelho Estamos Ensinando para os Adolescentes?

garotinho e Bíblia

Foto: Freedigitalphotos.net

almost-Christian-bookComo já havia dito aqui no blog, vou compartilhar com vocês o que estou lendo e aprendendo nesse semestre. E o primeiro livro que li foi o “Almost Christian: What the Faith of Our Teenagers is Telling the American Church”  ou “Quase Cristãos: O Que a Fé dos Nossos Adolescentes está Dizendo para a Igreja Americana” da Kenda Creasy Dean. E logo no início do livro, a autora cita uma frase de John Wesley de 1741, que diz: “A Igreja está cheia de quase cristãos que não tem uma caminhada com Cristo.”

Sei que alguns podem ter críticas quanto ao conteúdo do livro para nós aqui no Brasil, pois ele foi baseado em dados do National Study of Youth and Religion (NSYR), que foi feito com adolescentes americanos. Mas a realidade é que a cultura adolescente ou cultura teen está muito globalizada e os adolescentes brasileiros dos grandes centros tem muitas semelhanças com os adolescentes americanos.

Foto: Freedigitalphotos.net

Foto: Freedigitalphotos.net

Em resumo, o livro nos mostra dados que nos fazem refletir sobre qual é mensagem que estamos ensinando aos adolescentes. Kendra nos lembra que a fé dos adolescentes é um reflexo da fé de seus pais e por extensão, de suas igrejas. E a resposta que mais intrigou pesquisadores e a própria autora é que a igreja não é tão importante para os adolescentes cristãos evangélicos, católicos e judeus. Além disso, todos acham que “Deus é bom e legal” e os cristãos definem Jesus como “um cara legal”. Para eles a religião parece ser uma coisa boa, mas o relacionamento deles com Deus é tão profundo quanto um pires.

Baseados nisso, dois pesquisadores americanos, Christian Smith e Melinda Denton, concluíram que isso é resultado do que a igreja de hoje vive e ensina, e que eles denominaram de: Deísmo Moralista Terapêutico. O Deísmo Moralista Terapêutico foi aos poucos substituindo o verdadeiro Evangelho de Cristo.

O Deísmo Moralista Terapêutico diz que:

  1. Existe um deus que criou e comanda o mundo e observa a vida na Terra.
  2. Deus quer que as pessoas sejam boas, legais e justas umas com as outras, como a Bíblia e a maioria das religiões ensina.
  3. O principal objetivo na vida é ser feliz e se sentir bem.
  4. Deus não está envolvido na minha vida, exceto quando eu preciso de Deus para resolver um problema.
  5. Pessoas boas vão para o céu quando morrem.

Qualquer semelhança da fé dos adolescentes da igreja com o Deísmo Moralista Terapêutico não é mera coincidência, mas é a triste realidade. Mas não se desespere, embora eu tenha ficado muito desanimada com essa conclusão. A boa notícia é que a longo prazo, o Deísmo Moralista Terapêutico não preenche o lugar do verdadeiro relacionamento com Deus na vida dos adolescentes. E eles estão abertos para conhecer o Evangelho de Jesus Cristo.

Foto: Freedigitalphotos.net

Foto: Freedigitalphotos.net

Precisamos ajudar os adolescentes a desenvolverem sua própria fé. Temos que ensinar o verdadeiro Evangelho que está fundamentado nas Escrituras Sagradas com seus textos e ensinamentos muitas vezes duros e de difícil compreensão, mas que revelam as insondáveis maravilhas de Deus. Precisamos pedir e confiar no poder do Espírito Santo que vai revelar aos adolescentes o plano redentor de Deus através de Jesus Cristo. E precisamos desafiar nossos adolescentes a serem as pessoas que Jesus quer que eles sejam, para que eles possam mostrar Cristo no mundo em que vivem.

Não é uma tarefa fácil, mas precisamos fazer a opção de ensinar para as novas gerações o Evangelho que transforma vidas e muda o mundo. Ou iremos repetir a história que lemos no livro de Juízes:

“Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel.
Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins.”
Juízes 2:10-11

Anúncios

Uma resposta em “Que Evangelho Estamos Ensinando para os Adolescentes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s