SYMC 2014 – Dia 3

Meu dia 3 na SYMC começou com o workshop “Como Ajudar os Adolescentes a Navegar numa Cultura Saturada de Conexões” com Matt Elofson, professor da Azusa Pacific Univesity. Foi um workshop de duas sessões de duas horas cada, uma pela manhã e a outra a tarde. Matt começou de forma animada nos mostrando esse clip da série Modern Family.

Essa é apenas uma amostra de como os adolescentes e muitos adultos não conseguem nem pensar em se “desconectar”. Mas ao mesmo tempo, há muitas coisas boas na nossa cultura tão conectada. Por isso, devemos ter como exemplo a forma como Jesus tratava a cultura do seu tempo. Ele protestava contra o que era contrário ao Reino de Deus e aceitava o que estava de acordo com o Reino de Deus. Precisamos discutir isso com os adolescentes e ajudar os pais a conversar sobre isso também. O fato de eles terem que estar conectados o tempo todo infuencia a formação da identidade deles, a forma deles se comunicarem, os seus relacionamentos e sua visão do Reino.

SYMC floresNa sessão principal da manhã, mais uma vez Rick Lawrence nos levou à uma profunda reflexão, usando 24 limpadores coloridos de cachimbo. Como? Em João 5 lemos como Jesus curava e transformava vidas. Jesus transformava o que era ruim em algo bonito. Então Rick nos ensinou a como transformar os limpadores de cachimbos em um buquê de flores. E essa é a foto do buquê que o meu grupinho de 3 pessoas fez. Jesus quer nos transformar e transformar nossos adolescentes em algo bonito. E para isso precisamos ser moldáveis como esses limpadores de cahimbo.

DerwinDepois ouvimos o incrível Derwin Gray usando o texto de Efésios 3:16-21 para nos falar da transformadora Graça de Deus. Quando Jesus realmente habita em nós e conhecemos o amor de Deus através dele, seremos transformados. Nós também faremos parte da transformação que Deus quer fazer na vida dos nossos adolelescentes. Derwin falou sobre o que ensinamos aos adolescentes e nos perguntou se não estamos ensinando mais sobre moral do que sobre Jesus. Isso me fez pensar em quantas vezes ensinamos sobre o que fazer e o que não fazer e esquecemos que o principal é ajudá-los a ser cada vez mais como Jesus.

Na sessão principal da noite, assistimos a apresentação do novo projeto de adoração da banda Gungor. Mas tenho que ser sincera com vocês e dizer que não consegui compreender direito o projeto e não consegui me envolver na adoração.

O que foi muito significativo para mim em todas as sessões principais foram as Estórias de Transformação de vida de adolescentes de todo os EUA e o testemunho de todos os palestrantes sobre a importancia que cristãos adultos tiveram na estória de transformação deles.

E nós? Estamos fazendo a nossa parte para que a vida de nossos adolescentes seja transformada? Ou quantos adultos em nossas igrejas estão perdendo a grande oportunidade de fazer parte dessas transformações. 

Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
2 Coríntios 3:17-18

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s